Santuário de Aparecida inicia contagem regressiva para a Festa da Padroeira 2025

Por Helen Camargo
3 Leitura mínima
Thiago Leon / Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida inicia, nesta sexta-feira (4), a contagem regressiva de 100 dias para a celebração da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro. Durante a missa das 9h, será divulgado o tema da novena deste ano, intitulado “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, além da apresentação oficial do hino da festa.

A cerimônia contará com a entrada simbólica de painéis com trechos do tema e de um carro andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e um quadro do Papa João Paulo II, em homenagem à consagração do altar da Basílica, realizada em 4 de julho de 1980.

Segundo o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, a novena de 2025 terá como foco a fé em Jesus Cristo e o compromisso com a vida e com a criação divina. A proposta está alinhada ao Ano Jubilar, que reforça a espiritualidade vivida em 2024 e convida os fiéis a serem “Peregrinos da Esperança”.

“A novena de 2025 terá esse contexto bonito do Ano Jubilar. Queremos acolher os devotos de Nossa Senhora com alegria durante todo o ano”, afirmou o reitor.

A nova identidade visual da festa também será apresentada e estará presente em camisetas, livreto de orações, ambientações e materiais promocionais. A arte foi criada para refletir o chamado à fé e à responsabilidade com a vida em todas as dimensões — humana, social, natural e espiritual —, com atenção especial aos pobres e mais vulneráveis.

Ainda como parte da proposta ecológica da festa, será inaugurada neste mês de julho uma usina fotovoltaica que pretende gerar 65% da energia consumida no complexo do Santuário.

A programação oficial da novena será divulgada entre agosto e setembro, incluindo os nomes dos bispos celebrantes de cada dia, além da apresentação do novo manto e do trono da imagem de Nossa Senhora.

A Festa da Padroeira é uma das celebrações mais importantes do calendário mariano no Brasil e deve atrair milhares de fiéis a Aparecida.

Compartilhe este artigo