São José dos Campos criou 1.437 empregos com carteira assinada em maio, consolidando o crescimento gradativo de geração de postos de trabalho em 2022.
Desde o início do ano, a cidade totalizou 4.332 novos empregos formais. Nos últimos 12 meses, o saldo positivo chega a 9.841 vagas, números já atualizados com ajustes mensais.
No período, o número de vagas formais geradas em São José dos Campos vem subindo gradativamente mês a mês. Em janeiro foram registrados 425 empregos com carteira assinada, com o saldo subindo para 544 em fevereiro, 904 em março e 1.266 novos postos de trabalho em abril.
Os números de abril foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Na avaliação de técnicos da Prefeitura, o crescimento contínuo demonstra um ambiente de negócios favorável na cidade, com perspectivas de abertura de novas empresas, além da ampliação dos empreendimentos já instalados.
Construção civil
O ramo da construção civil foi o que mais impulsionou a geração de empregos em São José no mês passado, de acordo com os dados do Caged. O setor registrou saldo positivo de 690 postos de trabalho com carteira assinada no município. O número é cinco vezes maior do que o registrado em março, quando criou 129 vagas formais.
Também registraram saldo positivo os setores de serviços (345 postos de trabalho), comércio (207 vagas formais) e indústria (194 oportunidades de emprego).
De acordo com a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões no período. Para o cálculo, são considerados apenas vagas dentro do mercado formal de trabalho, com carteira assinada.
Qualificação profissional
A Prefeitura continua ampliando o número de vagas em cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional para aumentar as chances de contratação dos candidatos a uma vaga de emprego.
O programa Qualifica São José oferece cursos gratuitos presenciais e ensino a distância (EAD) em mais de 10 áreas de conhecimento: gestão, marketing, inovação, tecnologia da informação, empreendedorismo, saúde hospitalar, gastronomia, moda, construção civil, lean manufacturing, gerenciamento de projetos, entre outros.
No ano passado, o programa ofereceu 25 mil vagas em cursos gratuitos. Em 2022, a previsão é chegar a 27 mil oportunidades.
Foto: Adenir Britto/ PMSJC