A Prefeitura de São José dos Campos apresentou os primeiros ônibus elétricos que irão compor a frota municipal. Com isso, a cidade se tornará a primeira do país a contar com transporte público 100% elétrico.
Os cinco veículos iniciais começam a circular na próxima semana em linhas da região sul, incluindo a 117 Morumbi/Aquarius e a 318 Terminal Central/Dom Pedro, que já contam com pátio de carregamento. Ainda em outubro, está prevista a entrega de mais 15 ônibus.
Os modelos são zero quilômetro e contam com tecnologia embarcada, que permite monitoramento em tempo real do trajeto, horários de saída e chegada, além de reduzir a quilometragem ociosa. O sistema também amplia a segurança, com câmeras internas, e garante mais conforto aos passageiros, com ar-condicionado, entradas USB, espaço para dois cadeirantes, piso baixo, iluminação em LED e menor emissão de ruídos.
A substituição da frota faz parte do Plano de Gestão 2025-2028. A meta é colocar em circulação 400 ônibus elétricos, que entrarão em operação gradualmente até substituir todos os atuais.
Segundo a Prefeitura, o projeto vai além da modernização: busca consolidar um modelo de transporte moderno, sustentável e integrado, alinhado ao crescimento da cidade e conectado a outros modais, como o sistema cicloviário.