São José dos Campos recebe mostra de dança com nove espetáculos de diversas cidades do estado

São José dos Campos recebe, neste fim de semana, uma mostra de dança que reúne nove espetáculos de diferentes regiões do estado. A programação é realizada pelo CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

As apresentações serão divididas em cinco programas. A abertura acontece na Praça Afonso Pena, no Centro. Os demais espetáculos serão exibidos na Casa de Cultura Cine Santana, na Avenida Rui Barbosa, na região norte da cidade.

A mostra começa na sexta-feira (28), às 16h, com o espetáculo Rastro, da Cia Jovem de São José do Rio Preto, na Praça Afonso Pena. Ainda na sexta, às 19h, o Cine Santana recebe Ocupação: Corpos em Atrito, da Companhia Viela (Registro), seguido de Uno, da Cia Avant-Scène (Sorocaba).

No sábado (29), as atividades têm início às 15h com O Abutre, da Way Company (Catanduva), e Coisa Nossa, da Cia de Dança Vanessa França (Campinas). Às 19h, o grupo Plataforma 23 (Ribeirão Preto) apresenta Cortina de Fumaça, seguido de Voyeur, da Companhia de Dança de São José dos Campos.

O encerramento será no domingo (30), às 16h, com In.visível, da Ó1É Cia de Dança (Valinhos), e Borogodó, do Instituto Jovens de Coração – Arte e Longevidade (São José dos Campos), ambos no Cine Santana.

As montagens apresentam propostas diversas, que abordam temas como resistência feminina, violência velada, autoconhecimento, coletividade e memória afetiva. As classificações indicativas variam de livre a 16 anos.

O evento integra o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo. A iniciativa conta com seis escolas temáticas que abrangem áreas como artes cênicas, audiovisual, cenografia, música, fotografia, moda sustentável, gastronomia, design gráfico, games e empreendedorismo cultural. O Programa de Qualificação em Artes: Dança e Teatro também faz parte da estrutura, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das identidades regionais.

Veja também