São José dos Campos recebe, neste fim de semana, uma mostra de dança que reúne nove espetáculos de diferentes regiões do estado. A programação é realizada pelo CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, em parceria com a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
As apresentações serão divididas em cinco programas. A abertura acontece na Praça Afonso Pena, no Centro. Os demais espetáculos serão exibidos na Casa de Cultura Cine Santana, na Avenida Rui Barbosa, na região norte da cidade.
A mostra começa na sexta-feira (28), às 16h, com o espetáculo Rastro, da Cia Jovem de São José do Rio Preto, na Praça Afonso Pena. Ainda na sexta, às 19h, o Cine Santana recebe Ocupação: Corpos em Atrito, da Companhia Viela (Registro), seguido de Uno, da Cia Avant-Scène (Sorocaba).
No sábado (29), as atividades têm início às 15h com O Abutre, da Way Company (Catanduva), e Coisa Nossa, da Cia de Dança Vanessa França (Campinas). Às 19h, o grupo Plataforma 23 (Ribeirão Preto) apresenta Cortina de Fumaça, seguido de Voyeur, da Companhia de Dança de São José dos Campos.
O encerramento será no domingo (30), às 16h, com In.visível, da Ó1É Cia de Dança (Valinhos), e Borogodó, do Instituto Jovens de Coração – Arte e Longevidade (São José dos Campos), ambos no Cine Santana.
As montagens apresentam propostas diversas, que abordam temas como resistência feminina, violência velada, autoconhecimento, coletividade e memória afetiva. As classificações indicativas variam de livre a 16 anos.
O evento integra o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo. A iniciativa conta com seis escolas temáticas que abrangem áreas como artes cênicas, audiovisual, cenografia, música, fotografia, moda sustentável, gastronomia, design gráfico, games e empreendedorismo cultural. O Programa de Qualificação em Artes: Dança e Teatro também faz parte da estrutura, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das identidades regionais.









