São José dos Campos confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em todo o Vale do Paraíba. A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta-feira (10). Além do caso confirmado, há outros seis em investigação na cidade.
O paciente é um homem de 43 anos, etilista crônico, que ingeriu bebidas alcoólicas em diferentes estabelecimentos entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. Após apresentar sintomas como vômitos, vômito com sangue (hematêmese) e taquicardia, ele foi internado no Hospital Municipal em 4 de outubro, recebeu tratamento e teve alta dois dias depois.
A Prefeitura de São José informou que todos os estabelecimentos visitados pelo paciente foram vistoriados pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Polícia Civil, que recolheu amostras das bebidas para análise.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Vale do Paraíba soma um caso confirmado e nove suspeitos de intoxicação por metanol. Outros cinco casos já foram descartados após exames laboratoriais.