A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta quinta-feira (7) uma importante ação de conscientização sobre a prevenção da violência contra a mulher, como parte da campanha nacional Agosto Lilás. A mobilização acontece das 13h30 às 17h, no calçadão da rua 7 de Setembro, próximo ao Terminal Central (Rodoviária Velha) e em outros pontos de grande circulação da região central.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, com apoio da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, além da Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Entidades da sociedade civil também participam da ação.
Durante a mobilização, serão distribuídos folders informativos, cartões com contatos da rede municipal de acolhimento e cartilhas da Patrulha Maria da Penha. A atividade marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, reconhecida como uma das legislações mais eficazes no combate à violência doméstica.
Rede de proteção
A cidade conta com uma rede ampla e integrada de atendimento às mulheres vítimas de violência, envolvendo secretarias como Saúde, Educação, Apoio Social ao Cidadão e Proteção ao Cidadão. Destaque também para a atuação do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que oferece atendimento a mulheres com direitos violados.
Além disso, São José mantém um abrigo sigiloso para mulheres ameaçadas, fornece botões de pânico, realiza ações preventivas nas escolas, e disponibiliza atendimento virtual 24h em parceria com a Polícia Civil.
Patrulha Maria da Penha
Desde sua criação, em 2019, a Patrulha Maria da Penha já realizou mais de 1.400 atendimentos e prendeu 100 agressores por descumprirem medidas protetivas. Atualmente, mais de 155 mulheres estão sob acompanhamento da equipe, que realiza visitas periódicas e patrulhamento preventivo.
As viaturas da patrulha são descaracterizadas e contam com presença feminina nas equipes, garantindo sigilo, empatia e proteção.
Canais de denúncia
A população é incentivada a denunciar qualquer tipo de violência contra a mulher. As denúncias são anônimas e gratuitas:
📞 Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher (24h)
📞 153 – Guarda Civil Municipal / Patrulha Maria da Penha (24h)
📞 190 – Polícia Militar (24h)
📞 3941-4140 – Delegacia de Defesa da Mulher (24h)