Foto: PMU
A Secretaria de Saúde de Ubatuba, em parceria com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), inicia na próxima segunda-feira (17) a campanha de busca ativa de tuberculose, que seguirá até o dia 31 de março.
A tuberculose é uma doença tratável, mas o diagnóstico precoce é essencial para a eficácia do tratamento. A secretária de Saúde, Simone Brito, destaca a importância da conscientização da população:
“Pedimos que todos fiquem atentos aos sintomas, como tosse persistente, febre, suor noturno e outros. Caso percebam esses sinais, procurem a unidade de saúde o mais rápido possível.”
Os principais sintomas da tuberculose incluem tosse por mais de duas semanas, febre ao final do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito. Durante a campanha, o atendimento especializado também estará disponível nos Prontos Atendimentos (PA) Ipiranguinha e Maranduba, além do Pronto-Socorro da Santa Casa de Ubatuba.
A iniciativa visa diagnosticar e tratar precocemente os casos da doença, reduzindo sua transmissão e garantindo um tratamento mais eficaz para os pacientes.