Semana da Água 2025 destaca preservação do Rio Paraíba do Sul

Por Helen Cristina 21 Visualizações
4 Leitura mínima

Foto: PMSJC

A Semana da Água 2025, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, terá como tema a preservação do Rio Paraíba do Sul, com o lema “Paraíba Vivo: Cada Gota Conta”. As atividades começam na sexta-feira (21) e seguem até o dia 27 de março, abordando a conservação e o uso sustentável dos recursos hídricos.

A programação oficial inicia às 8h de sexta-feira com a instalação de uma ecobarreira na foz do Rio Jaguari, na região norte da cidade, próximo à confluência com o Paraíba. O ponto de encontro será a Ponte José Dias de Macedo, na Via Jaguari.

Entre as ações previstas, estão o plantio de mudas de árvores nativas, oficinas em escolas municipais e a mostra comunitária de curtas-metragens do programa Revitalização de Nascentes. O Dia Mundial da Água, celebrado no sábado (22), será um dos pontos altos da programação.

Jardim de Chuva: tecnologia sustentável em destaque

Um dos destaques da Semana da Água será a apresentação da tecnologia do jardim de chuva, que será implantado na Praça Verão, no bairro Jardim Morumbi, na zona sul. A atividade acontece no dia 25, a partir das 9h.

Os jardins de chuva são espaços verdes que ajudam a aumentar a permeabilidade do solo e reduzir os impactos do escoamento superficial, contribuindo para a retenção e filtragem das águas pluviais.

Revitalização de nascentes

Desde 2006, São José dos Campos promove a recuperação de nascentes em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação e preservação permanente. Atualmente, 38 nascentes são monitoradas e protegidas com apoio da comunidade, instituições e empresas.

O programa ganhou força com o subprograma Nossa Nascente, instituído pelo Decreto 18.748/2021, que formaliza parcerias com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil para ampliar as ações de conservação. Além da proteção dos recursos hídricos, a iniciativa contribui para a educação ambiental, melhora a paisagem urbana e proporciona abrigo para a fauna silvestre.

Os organizadores recomendam que o público utilize roupas confortáveis, boné ou chapéu, além de protetor solar e repelente para as atividades ao ar livre.

Programação

21 de março

9h – Instalação da Ecobarreira
Ponte José Dias de Macedo, Via Jaguari

22 de março

8h – Plantio de árvores nativas na margem do Rio Paraíba do Sul
Avenida Alto do Rio Doce, altura do nº 600, Altos de Santana

9h – Plantio de árvores nativas na área de preservação permanente da nascente do Parque dos Pássaros
Rua XV de Novembro, São Francisco Xavier

10h – Apresentação de vídeos do programa Revitalização de Nascentes
Parque Alberto Simões: Rua Alto da Boa Vista, altura do nº 779, Altos de Santana

24 de março

19h – Roda de conversa na Emei Lourdes de Oliveira Mendes
Rua Rio Una, 484, Jardim Pararangaba

25 de março

9h – Apresentação da implantação da tecnologia do jardim de chuva
Praça Verão: próxima à Estação Morumbi da Linha Verde

26 de março

9h – Análise de água com alunos da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão
Nascente da Vista Linda: Praça Wanderley Bacha, Residencial Vista Linda

27 de março

14h – Apresentação da Campanha da Fraternidade 2025 – Ecologia Integral
Rua José de Alencar, 123, Paço Municipal (auditório do 7º andar)

Compartilhe este artigo