O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com sede em São José dos Campos, entrou na reta final para definir quem será o novo diretor ou diretora da instituição. Sete candidaturas foram homologadas e seguem no processo seletivo conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A lista é composta por cinco homens e duas mulheres: Antonio Miguel Vieira Monteiro, Elbert Einstein Nehrer Macau, Jéssica Araújo Sciammarelli, Luís Eduardo Antunes Vieira, Mônica Elizabeth Rocha de Oliveira, Oswaldo Duarte Miranda e Paulo Nobre.
O edital para a escolha foi aberto em março deste ano, após o pedido de exoneração do então diretor Clézio Nardin. A próxima fase da seleção ocorre nos dias 5 e 6 de agosto, com apresentações públicas dos projetos de gestão e entrevistas individuais com os candidatos.
Concluída essa etapa, uma lista tríplice será encaminhada pela Comissão de Busca à ministra Luciana Santos, que terá a responsabilidade de escolher e nomear o próximo dirigente do Inpe.