Foto: Divulgação
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que autoriza a concessão do sistema de travessias aquaviárias à iniciativa privada, com o objetivo de modernizar o transporte de passageiros e veículos por balsas no estado. A medida, aprovada na última semana pela Assembleia Legislativa (Alesp), foi publicada na última quarta-feira (23) no Diário Oficial do Estado.
A nova legislação abre caminho para investimentos de R$ 1 bilhão em 14 rotas de travessias, que atualmente atendem cerca de 40 mil pessoas por dia. O projeto inclui a aquisição de mais de 40 novas embarcações, algumas com tecnologia elétrica, e melhorias na infraestrutura dos terminais.
“Vamos proporcionar transporte de qualidade para a população e facilitar a vida dos visitantes de regiões turísticas. Isso transforma o dia a dia das pessoas e atrai crescimento econômico”, afirmou o governador.
Tarcísio apresenta projeto a investidores na Europa
Para atrair investidores internacionais, o governador está em um roadshow pela Europa, passando por países como Holanda, Noruega e Dinamarca. O objetivo é apresentar o projeto das travessias e outras iniciativas do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), como o túnel imerso Santos-Guarujá.
A comitiva iniciou os compromissos em Amsterdã, com reuniões com executivos da construtora Ballast Nedam, e seguirá com encontros com empresas como Maersk, Femern A/S, DFDS e TEC Tunnel. A missão inclui ainda uma visita técnica às obras do túnel submerso Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha — estrutura que inspira o projeto do túnel paulista.