A forte chuva que atingiu São José dos Campos na tarde desta segunda-feira (22) foi a mais intensa do período, segundo a Prefeitura. Em apenas algumas horas, foram registrados 23,1 milímetros de precipitação e rajadas de vento que chegaram a 109 km/h na região norte da cidade.
O temporal provocou mais de 38 ocorrências de quedas de árvores em diversos bairros, entre eles Centro, São Dimas, Jardim Paulista, Jardim Augusta, Monte Castelo, Jardim Esplanada, Aquarius, Jardim Satélite, Parque Industrial, Vila Nair, Jardim da Granja, Vista Verde, Estrada do Bengalar, Campos de São José e Palmeiras de São José. Em um dos pontos, um semáforo na avenida Cassiano Ricardo, no Jardim Aquarius, ficou apagado.
Na região oeste, uma janela de um prédio comercial na avenida Alfredo Inácio Nogueira Penido foi arrancada pela força do vento e arremessada no estacionamento, assustando funcionários e frequentadores.
Equipes da Prefeitura atuam desde a tarde em parceria com a EDP, concessionária de energia, para remover árvores e galhos que caíram sobre a rede elétrica. A operação mobiliza as secretarias de Manutenção da Cidade, Mobilidade Urbana, Defesa Civil e a Urbam.
Apesar dos estragos, não houve registro de feridos.