Foto: Defesa Civil/Aparecida
O forte temporal que atingiu o Vale do Paraíba na noite desta terça-feira (18) derrubou torres de energia elétrica, provocando um apagão em sete cidades da região nesta quarta-feira (19).
Segundo a EDP, os ventos ultrapassaram 100 km/h, danificando quatro torres de subtransmissão e comprometendo totalmente o fornecimento de energia em Aparecida, Guaratinguetá, Roseira e Potim. Outras três cidades – São Luiz do Paraitinga, Cunha e Lagoinha – também foram afetadas, na área de atuação da Neoenergia Elektro, que realizou manobras emergenciais para abastecer serviços essenciais.
Equipes tentam restabelecer energia
Técnicos da EDP seguem trabalhando para normalizar o fornecimento, mas a concessionária destacou que a demora no atendimento se deve à complexidade da ocorrência e à dificuldade de acesso às torres de transmissão, que estão localizadas em uma área rural de Aparecida.
Outros impactos do temporal
Além da falta de energia, o temporal causou quedas de árvores e objetos sobre a rede elétrica, afetando a distribuição em Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava.
Equipes da EDP atuam nessas cidades em conjunto com a Defesa Civil e órgãos municipais para minimizar os impactos e garantir a normalização do sistema o mais rápido possível.