Homem morre após tiro acidental dado por menino de 8 anos, em Jacareí

Por Clemente Lemes 23 Visualizações
4 Leitura mínima

Tiro acidental de arma de fogo provocado pelo menino ocorreu dentro do carro da vítima

Um homem de 27 anos foi morto pelo cunhado a partir de um tiro acidental dado pelo garoto de 8 anos nesta segunda-feira (8), em Jacareí. O caso aconteceu na rua Três de Abril, no Jardim Leonidia, nas proximidades de um colégio particular que se encontra na via.

Tiro acidental ocorreu enquanto o menino brincava

Segundo a Polícia Civil, o homem teria ido à escola buscar seu cunhado e o filho de 8 e 5 anos respectivamente. Já dentro do carro, a menino mais velho teve acesso à arma de fogo que estava dentro do veículo. O menino brincava quando então ocorreu o disparo que atingiu a vítima na cabeça. A morte ocorreu instantâneamente.

O homem tinha registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), o que concedia legalmente o direito a ter uma arma de fogo.

O caso está sendo investigado pelo 1º DP de Jacareí.

Cuidados de prevenção à acidentes de armas de fogo envolvendo crianças

Segundo o Ministério da Saúde, em 2018, 19 crianças de zero a 14 anos morreram vítimas de acidentes com armas de fogo e, em 2019, 85 ficaram feridas devido a esse motivo.

Para ver outros dados sobre acidentes com crianças, clique aqui.

Característica

Crianças têm um comportamento curioso e, muitas vezes, pais e responsáveis possuem percepções erradas sobre a capacidade de julgamento e habilidade das crianças. Muitas pessoas não sabem, mas crianças de três anos de idade já são fortes o suficiente para puxar o gatilho de muitos revólveres, podendo causar um tiro acidental.

A maioria dos casos relacionados a disparos acidentais envolvendo crianças e armas de fogo acontecem porque essas não estavam guardadas descarregadas e em locais trancados. Crianças podem encontrar armas escondidas ou colocadas embaixo da cama, em armários ou dispensas.

Além disso, elas já estão familiarizadas com esses objetos porque assistem TV ou talvez porque brinquem com armas de brinquedo. Entretanto, até os 10 anos de idade, elas não entendem as consequências de um disparo em outra pessoa, não têm plena capacidade de julgamento dos riscos e das regras de segurança sobre a manipulação de armas. Até os oito anos, elas ainda não conseguem distinguir entre armas reais e de brinquedo ou entender completamente as consequências de suas ações.

Dicas de prevenção
  • De preferência, não tenha armas. A menos que sua profissão exija esse tipo de equipamento, desarme-se;
  • Se você possui uma arma, entenda o risco que está correndo e informe-se sobre as medidas de segurança necessárias para evitar um tiro acidental;
  • Sempre guarde as armas de fogo descarregadas, travadas e fora do alcance das crianças;
  • Guarde as munições também em local trancado, separado da arma e longe do alcance das crianças;
  • Mantenha as chaves e as combinações da tranca ou cadeado escondidas em lugares separados das armas e munições;
  • Faça um curso de uso, manutenção e armazenamento seguro de armas;
  • Enfatize o perigo das armas para as crianças e expliquei que elas não são brinquedos;
  • Ensine as crianças a nunca tocarem em uma arma e a informarem a um adulto caso encontrem uma ou vejam outra criança com esse equipamento evitando um tiro acidental.

Com informações do site criancasegura.org.br/

Foto: Divulgação.

Compartilhe este artigo