A obra da Via Estrutural, em Pindamonhangaba, entrou na fase final de execução e tem conclusão prevista para o final de fevereiro. Nos últimos dias, a Prefeitura realizou a aplicação da camada de binder, etapa que antecede a pavimentação asfáltica definitiva, no trecho que liga a Avenida Buriti, na região da Novelis/Feital, à Rodovia SP-62, principal ligação entre Pindamonhangaba e o distrito de Moreira César.
De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, a aplicação da camada final de asfalto nesse lado da via deve começar ainda nesta semana. Na sequência, os serviços avançam para a pista oposta, no sentido da SP-62 em direção à Avenida Buriti.
Ajustes finais e sinalização
Antes da conclusão total, ainda serão executados serviços de finalização da base e compactação, principalmente na região da rotatória. Também estão previstos trabalhos de segregação da ciclovia, com instalação de blocos de concreto, além da sinalização viária.
Segundo o secretário de Obras e Planejamento, Mateus Moraes, restam apenas ajustes pontuais. “Faltam serviços como a base na região da rotatória, a segregação da ciclovia com blocos de concreto e a sinalização viária. Acreditamos que tudo esteja concluído já em fevereiro”, afirmou.
Importância estratégica
O prefeito Ricardo Piorino destacou a relevância da Via Estrutural para o desenvolvimento do município. Segundo ele, a obra atende uma região que concentra empresas e milhares de moradores, além de fortalecer a ligação entre áreas estratégicas da cidade.
“É uma nova ligação que vai encurtar distâncias e impulsionar investimentos, por estar entre os distritos empresariais da Água Preta e do Feital, com grande potencial para atrair empresas e gerar empregos”, afirmou o prefeito.
Ainda de acordo com Piorino, a Via Estrutural é a maior obra já realizada com recursos próprios da Prefeitura e representa um avanço significativo para a Zona Leste de Pindamonhangaba. “A obra facilita o escoamento da produção, melhora a mobilidade urbana, contribui para a descentralização econômica e estimula a instalação de novos empreendimentos”, concluiu.









