Este domingo (5) será marcado por um grande movimento de estudantes e concurseiros em São José dos Campos e em todo o país. A cidade sedia a primeira fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) — um dos mais concorridos do Brasil — e também a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”.
Vestibular do ITA
A prova do ITA será aplicada a partir das 13h (horário de Brasília), em 25 cidades brasileiras, incluindo 19 capitais e São José dos Campos, sede da instituição.
Neste ano, 10.048 candidatos disputam 180 vagas distribuídas entre oito especialidades de engenharia. Do total de inscritos, 8.009 são homens e 2.039 mulheres, sendo 2.207 treineiros — estudantes que fazem o exame apenas para testar seus conhecimentos.
A primeira fase do processo seletivo conta com 48 questões de múltipla escolha nas disciplinas de matemática, física, química e inglês. Em São José dos Campos, 966 candidatos farão a prova.
A segunda fase está marcada para os dias 28 a 31 de outubro, com provas dissertativas de matemática, física e química, além de redação e questões de português. A lista de classificados para essa etapa será divulgada em 20 de outubro.
As 180 vagas do ITA se dividem entre civis e militares, sendo 144 de ampla concorrência e 36 destinadas a cotistas.
O ITA oferece oito cursos:
Engenharia Aeronáutica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Engenharia Civil-Aeronáutica
Engenharia de Computação
Engenharia Aeroespacial
Engenharia de Energia
Engenharia de Sistemas
Concurso Nacional Unificado
No mesmo dia, ocorre também a aplicação da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU 2), que mobiliza mais de 760 mil inscritos em 228 cidades brasileiras, sendo considerado uma das maiores seleções públicas da história do serviço público federal.
Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, as provas acontecem em São José dos Campos, Jacareí e Caçapava.
Em São José dos Campos, são 3.504 candidatos distribuídos em nove escolas.
Em Jacareí, 464 candidatos farão as provas em duas unidades.
Já em Caçapava, o exame será aplicado para 973 participantes, divididos em três escolas.
Ao todo, o CNU conta com 1.294 locais de prova espalhados pelas 27 unidades da Federação.
Panorama
O domingo promete movimento intenso nas ruas e escolas de São José dos Campos. Enquanto os candidatos do ITA buscam ingressar em uma das instituições mais prestigiadas do país na área de engenharia, os participantes do CNU disputam vagas no serviço público federal, em um dia que simboliza a busca por oportunidades e crescimento profissional em diferentes caminhos.