A Operação Casa Limpa chega neste sábado (8) aos bairros Galo Branco, Jardim Itapuã e aos residenciais Armando Moreira Righi e Ribeira, na região leste de São José dos Campos. A ação acontece das 7h às 12h, quando caminhões da Prefeitura percorrerão todas as ruas para recolher materiais inservíveis.
O objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Serão coletados pneus, garrafas, latas, potes, vasos sanitários, baldes, tambores, lonas, piscinas desmontáveis e outros recipientes que possam acumular água.
Materiais como entulho, móveis e madeiras não serão recolhidos e devem ser destinados aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
A Prefeitura reforça a importância da participação dos moradores, separando corretamente os objetos antes da passagem dos caminhões. Em 2025, já foram recolhidas cerca de 30 toneladas de materiais durante 41 operações realizadas em diferentes regiões da cidade.
Campanha antidengue
As ações de combate seguem o mapeamento de densidade larvária, que indica as áreas com maior presença do mosquito. Mesmo com redução de casos em relação ao ano anterior, a mobilização continua de forma permanente. A programação diária das ações está disponível no site da Prefeitura.
Como colaborar
Permita a entrada dos agentes de combate às endemias para inspeção dos imóveis;
Em caso de dúvida, consulte a identificação oficial (nome, matrícula e foto) dos profissionais no site da Prefeitura;
Denuncie possíveis criadouros pelo canal 156 (telefone, site ou aplicativo).
A Operação Casa Limpa é uma das principais frentes do município para prevenir doenças e manter a cidade livre do mosquito da dengue.






















