Combate à dengue em São José dos Campos ganha reforço com uso de drone

Por Helen Cristina 31 Visualizações
3 Leitura mínima

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos está intensificando as ações de prevenção e controle da dengue com a ajuda da tecnologia. Nesta semana, um drone de pulverização começou a ser usado em locais de difícil acesso, como empresas de reciclagem e oficinas, aplicando inseticidas biológicos eficazes contra larvas e mosquitos.

Destaques da iniciativa:

  • Locais monitorados: Os endereços são inspecionados quinzenalmente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) por apresentarem alto risco de proliferação do Aedes aegypti, devido à presença de materiais que acumulam água.
  • Tecnologia aplicada: O drone foi desenvolvido pela UAVI, empresa instalada no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) da cidade.
  • Características do equipamento:
    • Pulverização em faixa de até 10 metros.
    • Tanque com capacidade para 50 litros de inseticida.
    • Design originalmente voltado para uso agrícola.

A medida é mais uma ferramenta no compromisso da prefeitura em adotar soluções tecnológicas para cuidar da saúde da população, tornando o combate ao mosquito transmissor da dengue mais eficiente e abrangente.

Casa Limpa

Neste sábado (25), a Prefeitura realiza uma nova edição da Operação Casa Limpa, desta vez nas regiões leste e sul neste sábado (25). Veja os bairros contemplados.

A iniciativa visa reforçar os cuidados e manter os moradores seguros contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Das 7h às 12h, os moradores deverão deixar em frente de suas casas os itens que possam ser criadouros do mosquito – latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer recipientes que acumulem água – para que sejam recolhidos pelos dois caminhões que vão circular pelo bairro.

Em cada região, a atividade contará com dois caminhões e um carro de som. É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados. Estes materiais devem ser entregues nos PEVs (Ponto de Entrega Voluntária).

Todos contra a dengue

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas e é fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa como evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, evite planta aquática, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados reservatórios e caixas-d’água. Confira aqui outras orientações para evitar criadouros.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, basta entrar em contato pela Central 156 (telefone, site e aplicativo). A programação de nebulização costal e controle de criadouros pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura.

Constantemente, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os riscos dessas doenças.

Compartilhe este artigo