Foto: Divulgação
Na manhã desta terça-feira (11), detentos do Vale do Paraíba que cumprem pena no regime semiaberto receberam a primeira saída temporária de 2025. No total, 3.249 presos da região foram beneficiados e devem retornar às unidades prisionais na próxima segunda-feira (17).
O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha, o Pemano, em Tremembé, concentra o maior número de liberados, com 2.289 detentos. Já a Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, a P2 de Tremembé, registrou 116 beneficiados, entre eles Lindemberg Alves, condenado a 39 anos de prisão pelo assassinato de Eloá Cristina em 2008.
As saídas temporárias são concedidas como parte do processo de ressocialização e ocorrem quatro vezes ao ano, nos meses de março, junho, setembro e dezembro. Para ter direito ao benefício, os detentos precisam cumprir critérios como tempo mínimo de pena e bom comportamento. Nomes como o ex-jogador Robinho, o empresário Fernando Sastre e Thiago Brennand não atenderam aos requisitos e permanecem em regime fechado.