Jacareí é a 1ª cidade do Vale a integrar sistema de reconhecimento facial com banco da Polícia Civil

Por Helen Camargo 15 Visualizações
2 Leitura mínima
PMJ

A Prefeitura de Jacareí se tornou a primeira cidade do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte a integrar o banco de dados do programa Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo. No total, é o quinto município do estado a contar com a tecnologia, que fortalece a segurança pública por meio de câmeras com reconhecimento facial interligadas ao sistema da Polícia Civil.

A integração permite que todas as pessoas identificadas pelas câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) de Jacareí sejam automaticamente cruzadas com o banco de dados criminal mais completo do país. Até então, o sistema utilizava apenas dados próprios e do Cortex, plataforma nacional que agrega múltiplas fontes de informação.

“É um marco na segurança da nossa cidade e uma conquista que nos possibilita uma integração ainda maior com as forças de segurança do Estado”, afirmou o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, Rafael Julio. “Por meio do programa Muralha Paulista, avançamos significativamente na proteção dos moradores da nossa cidade”, completou.

Além de Jacareí, a integração já está presente em São Paulo, São Carlos, Praia Grande e Tatuí. A implantação do sistema ocorre sem custos para os municípios, por meio de convênio com o Governo do Estado.

Centro de Operações Integradas 2.0

Inaugurado em maio deste ano, o novo COI de Jacareí conta com cerca de 200 câmeras de monitoramento em tempo real, sendo que 34 possuem licença para uso com reconhecimento facial. Além disso, 18 pontos estratégicos de entrada e saída da cidade são monitorados com leitura automática de placas.

A tecnologia tem sido fundamental para apoiar investigações policiais e é utilizada diariamente por equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana.

Compartilhe este artigo